sábado, 15 de julho de 2006

Aventuras ou simplesmente um estado de espirito...

Este blog pode ter um título excessivamente pomposo, mas esperemos que as circunstâncias o justifiquem. Espero que as aventuras ou simplesmente as vivências de viajante sirvam para activar o espirito intrínseco do ser humano, a vontade de descobrir.

A “Alma de viajante” é adquirida com a percepção do viajar, quando sentimos que estamos a viajar, sentimo-nos mais reforçados. Por este motivo quem se interroga sobre “o porquê” de viajar sobre uma bicicleta, então nunca irá entender o verdadeiro conceito da “alma de viajante”. Aqui tudo é mais lento, a velocidade permite-nos:


Sermos absorvidos por uma nuvem de crianças quando chegamos a uma aldeia perdida no meio dos Atlas (Marrocos) e sabermos que provavelmente seremos a notícia das próximas semanas para esta comunidade.

  • O cheiro a maresia quando se faz a circunvalação do maior lago da Europa, o Bodensee ou Lago de Constância (Alemanha, Áustria e Suíça) apesar de estarmos bem longe do mar.
  • O incentivo que as pessoas de uma pequena aldeia no Deserto de los Monegros (Espanha) podem dar, ao se aperceberam que afinal o seu local foi importante para aquele grupo numa rota tão grande.
  • O sentido de missão cumprida quando nos surge entre as arvores a torre da Basílica do Santuário de Fátima (Portugal) depois de realizado o Caminho do Tejo.
  • Assim como do sentido de desilusão quando se tem que desistir, ou melhor adiar para melhor altura, a realização da Rota do Califato (Espanha) devido às más condições do terreno.

Por estes motivos, viajar é descobrir algo pela primeira vez, que nos cria algo de novo.

A informação disponível sobre os locais pode ser imensa, mas só se conhece verdadeiramente um local quando o pisamos, quando respiramos o seu ar, desta forma, somos cidadãos daquele local e sentimo-nos em casa em cada lugar por onde passamos.

Estão reunidas as condições para iniciarmos uma viagem que nada tem de semelhante com aquela que normalmente se faz, aqui não há pacotes turísticos, aqui há pessoas e a sua forma de se integrarem na paisagem, o resto descubra você no local